Sobre o sindicato

Ao longo dos anos, portanto, os sindicatos de Arquitetos e Urbanistas vêm acompanhando as transformações da categoria e das relações de trabalho e atendendo profissionais de toda a natureza que buscam na entidade a garantia de que seus direitos profissionais sejam cumpridos.

Sindicatos lutam pela valorização do profissional e por sociedade justa. Além de desenvolver atividades tradicionais como participar de negociações coletivas e lutar pelo Salário Mínimo Profissional, os sindicatos atentam para orientação e informação dos profissionais junto aos prestadores de serviços, para o mercado de trabalho, para a educação continuada, entre outros temas.

Os sindicatos mantêm uma atuação política em defesa da Reforma Urbana e da Assistência Técnica em Habitações de Interesse Social, definida pela Lei Federal 11.888/2008 (IR DIRETO PRA LEI) e que prevê atendimento público e gratuito a famílias de baixa renda. Dessa maneira, a entidade busca contribuir com os movimentos populares e com a sociedade civil em busca de justiça social, atráves do espertiz profissional do Arquiteto e Urbanista na relação com a cidade e seu crescimento urbano ordenado.

Os sindicatos são formados por diretorias compostas por profissionais eleitos pelos sócios em votações diretas. A Contribuição Sindical, prevista na CLT, é cobrada anualmente dos profissionais e fundamental para a sustentação dos sindicatos. Pagar a contribuição não significa se associar ao sindicato.

Um sindicato fortalecido e capaz de lutar pelos direitos dos profissionais é possível somente com a participação e o apoio da própria categoria.